ITATIAIA - Modelo de Escola Cívico-Militar começa a ser implantado no município
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Publicado em 29/07/2022

O retorno às aulas na rede municipal de ensino, nesta segunda-feira (01/08), será com novidades para os alunos do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre, em Itatiaia. Com a aprovação do modelo de Ecim (Escola Cívico-Militar) pela comunidade escolar da unidade e a publicação no Diário Oficial da União, do Extrato de Acordo de Cooperação Técnica para Implantação da Escola Cívico-Militar, no último dia 19, a proposta começa a ser implementada no retorno às aulas neste segundo semestre.  

Em princípio, cinco militares estarão presentes no estabelecimento de ensino auxiliando o corpo técnico da unidade no desenvolvimento do projeto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, nos próximos dois anos algumas etapas vão acontecer, em busca de certificação definitiva como Escola Cívico-Militar. 

“Haverá uniformes específicos para a Escola Cívico Militar, que terá identificação em sua fachada informando ser uma Ecim. A mudança para o novo modelo não envolve repasse de recursos financeiros entre as partes. Tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 36 meses, mediante celebração de aditivo. A inovação será fomentada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019”, explica a Secretária de Educação, Solange Miranda. 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta do governo federal é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023.  

Segundo o Ministério da Educaçãoatualmente em torno de 300 municípios em todo o território nacional estão na lista de espera de adesão ao programa. Para participar as escolas devem ter entre 501 e mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e do médio, atender aos turnos matutino e/ou vespertino e ter alunos em situação de vulnerabilidade social.

 

Fonte e foto - PMI

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