ITATIAIA - Vigilância Epidemiológica registra dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos
12/08/2022 22:09 em Últimas notícias

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, confirmou, nesta sexta-feira, o registro de dois casos suspeitos da nova Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município.



De acordo com a nota oficial divulgada, uma mulher está em isolamento domiciliar porque apresentou febre, dor de cabeça e lesões de pele compatíveis com a doença e um homem que também apresenta lesões na pele, está internado no Hospital Municipal, devido a complicações de outras doenças. Os dois pacientes passam bem e estão sendo acompanhados por profissionais da saúde enquanto aguardam o resultado dos testes laboratoriais.

A Prefeitura pede para que, em caso de sintomas (febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço e lesões na pele ou mucosas) a pessoa procure uma unidade de saúde.



Varíola dos Macacos

A varíola dos macacos é transmitida pelo monkeypox, vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família Poxviridae, e é considerada uma zoonose viral com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a OMS.



A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos.



Fonte e foto: PMI

 

        

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!