Equipamento permitirá gravar turno completo do policial
Policiais militares de Barra Mansa começaram a usar câmeras nos uniformes, conforme determinação do Governo do Estado e do comando da Polícia Militar. O equipamento acoplado a farda tem como objetivo aprimorar, melhorar e otimizar o serviço de atendimento ao cidadão.
As câmeras irão permitir gravar o turno completo do policial sem a necessidade de acionamento manual. A tecnologia também impede que o policial desligue a câmera durante a operação. Em caso de necessidade, a PM pode resgatar o arquivo e analisar as imagens.
O equipamento funciona da seguinte forma: as câmeras ficam presas em um totem onde as baterias são carregadas. O dispositivo é designado a um só agente, que precisa desbloqueá-lo com reconhecimento facial. O sistema reconhece o oficial e libera a câmera do totem, que já começa a gravar e a transmitir para o Centro de Comando e Controle.
O aparelho, que tem autonomia de 12 horas, grava em média resolução e as imagens ficam armazenadas por 60 dias. Porém, há a possibilidade de ativar o modo HD. Neste caso, as imagens são registradas em alta definição e ficam salvas em uma nuvem por até um ano. Tanto o policial em ação quanto o agente que estiver acompanhando do Centro podem acionar o HD. Os órgãos de controle, como corregedorias, Defensoria e o Ministério Público, poderão pedir as imagens.
Os agentes passaram por um treinamento para adaptação e uso da câmera. Em um primeiro momento serão priorizados os tipos de policiamento que atendem mais a sociedade de um modo geral, como rádio patrulha e o policiamento a pé, conforme informou o coronel responsável pelos batalhões da PM no Sul do Estado, Marcelo Malheiros.
Barra Mansa faz parte do 28° Batalhão, que também é composto pelas cidades de Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro. O município começou a utilizar as câmeras dentro do prazo previsto, início de setembro, mesmo período para a implantação no 37° Batalhão, formado pelas cidades de Resende, Porto Real, Quatis e Itatiaia. Já nas cidades de Angra dos Reis e Mangaratiba, com cobertura do 33° Batalhão de Polícia Militar, os equipamentos só chegam no fim do mês.
Desde quarta-feira, dia 31 de agosto, policiais militares do 10° Batalhão, que atuam nas cidades de Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Piraí, Paty do Alferes, Rio das Flores, Miguel Pereira, Mendes e Paulo de Frontin, assim como na 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty, já estão usando o equipamento.
O governo do Estado adquiriu 21 mil câmeras para as forças de segurança que atuam diretamente nas ruas das 92 cidades.
Fonte: www.folhadointerior.com.br