LUTO - Quem foi o jornalista João Batista Pançardes, que morreu neste domingo (11) em Barra Mansa
Últimas notícias
Publicado em 12/09/2022

 

João Batista Pançardes, tinha 77 anos. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto, no Hospital Santa Maria, e faleceu na tarde deste domingo, 11 devido a problemas respiratórios. O velório aconteceu no Clube Municipal, em Barra Mansa, e o enterro nesta segunda-feira, 12, no Cemitério Municipal.

 

Ele deixou esposa, Maria Pançardes, dois filhos, Luciano e Valéria, cinco netos – Larissa, João Cláudio, Daniela, Isabela e Davi – e dois bisnetos, Conrado e Helena.

PERFIL

 

João Batista começou sua história com a imprensa entregando jornais aos 12 anos. Ele passou pelo jornal A Voz do Povo, Folha Barra-mansense e O Sul Fluminense.


Sr. João trabalhou também como tipógrafo no A Voz do Povo entre 1958 a 1967. Foi quando seu irmão, Geraldo Pançardes, comprou a oficina desse jornal, e a partir daí se iniciou uma parceria com a criação da Folha Barra-mansense. Juntos eles ampliaram o jornal, reestruturaram setores e posteriormente o jornal mudou de nome: O Sul Fluminense.


Em 1967, a parceria entre os irmãos foi desfeita e três anos depois, em 1970, nascia o A VOZ DA CIDADE. Com notícias do dia a dia do Vale do Paraíba, circulou em caráter bimensal, mensal e quinzenal, semanal, até que se tornou diário. João Pançardes sempre esteve presente em todas as fases e sua história se enlaça com a do jornal.

A exemplo da maioria dos jornais, o periódico do A VOZ DA CIDADE começou no sistema artesanal de letra a letra, passando pela linotipo, depois offset, usando informática na composição com trabalhos de editoração eletrônica e fotolito digital. Em seguida o processo avançou até os dias de hoje, com o que há de mais tecnológico no universo gráfico, usando Computer to Plate CTP) e a impressão em Off-set Rotativa em nosso parque gráfico próprio.


Foi só em 2016, com 46 anos de história, que João Batista iniciou a transição da direção do jornal para seu filho, Luciano Pançardes.

METAS, OBJETIVOS E FORÇA

 

Para João Pançardes a vida é feita de metas, objetivos e força de vontade de fazer e não é à toa que ele conquistou, em vida, um lugar entre os 50 comunicadores do mundo ao atingir a marca de mais de 15 mil edições publicadas em 50 anos.

No aniversário jubileu de seu jornal, em outubro de 2020, Pançardes destacou que sempre seguiu uma linha editorial que atendesse a população, sempre ouvindo os dois lados.
Na época, ele também comentou sobre o sentimento de missão cumprida. Ele lembrou que foi muito difícil chegar a essa marca. Diz que o sucesso para isso é semelhante olhar para uma engrenagem. “Ninguém cresce sozinho. Foram anos de muito trabalho e muitos trabalhadores que nos fizeram chegar a meio século de existência. Parabéns então a todos, pois fazem parte dessa história”, concluiu João Pançardes.

Fonte: www.avozdacidade.com

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!