Com objetivo de falar sobre a importância de combater maus-tratos e abandono de animais, além de conscientizar a população sobre o assunto, será realizada uma palestra nesta terça-feira (18), às 9h na Câmara Municipal. O evento está sendo organizado pela equipe do Bem Estar Animal, da Vigilância Ambiental e marcará o Dia Municipal da Conscientização contra a prática de maus tratos e abandono de animais.
A data tem como objetivo estimular a conscientização da população a respeito dos cuidados e responsabilidades dos tutores, tanto aos animais domésticos quanto aos silvestres e exóticos e ficará oficialmente marcada no município por meio de um anteprojeto de lei, de autoria do vereador Joel de Melo, que já tramita na Câmara Municipal.
- Em todo o mundo, já se comemora o Dia dos Animais no dia 4 de outubro e agora o município também integrará em seu calendário uma data específica para luta das causas animais: o dia 18 de outubro, dia que foi escolhido por também ser o Dia Nacional da Libertação Animal – explica a coordenadora de Bem Estar Animal, Lucimar Soares.
Na data, em 2013, ativistas libertaram 178 cães beagles e 7 coelhos, usados pelo Instituto Royal, na cidade de São Roque para diversos testes. Após o episódio, um Deputado Federal criou essa data através do Projeto de Lei 78640 de 2014, sendo esse um marco para a libertação animal e fim dos testes em animais, afinal, existem inúmeros métodos alternativos eficientes que podem ser usados para abolir os testes em animais.
Fonte: PMI