Resende terá duas exposições simultâneas que retratam a cultura e etnia do povo brasileiro. A população poderá conferir as mostras no Museu de Arte Moderna (MAM) e na Câmara Municipal.
A exposição ‘Re-Descobrindo o Brasil em Fios – 200 Anos de Histórias e Memórias Bordadas’, é um desdobramento do ‘Fio às Cinco em Pontos’, projeto que se iniciou na pandemia de 2020 em uma série de rodas de conversas bordadas e se propõe a criação de 27 bordados que expressam o tema proposto, onde as os artesãos intercalam suas memórias e histórias pessoais, com o patrimônio cultural.
A exposição no MAM iniciou no último dia 11 e seguirá até 11 de maio. A mostra poderá ser visitada sempre de segunda a sexta das 10h às 17h.
Já entre os dias 17 e 24 a população poderá conferir a “Exposição Povo Puri” das 9h às 16h na Câmara Municipal. A mostra foi produzida pelo Arquivo Histórico Municipal e a realização é da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.
A exposição é composta por 20 banners que contam a História dos Puri, povo originário do Sudeste, que dominava os sertões entre as serras do Mar e Mantiqueira, ao longo do Rio Paraíba do Sul.
A pesquisa, realizada Arquivo Histórico, apresenta iconografias produzidas pelos viajantes que aqui passaram no século XIX, cartografias e documentos sobre a presença indígena na região e o violento processo de ocupação colonial que impactou de forma definitiva nessas sociedades originais.
Foto: PMR