Quem for ao tradicional Baile Finlandês neste final de semana , além do evento cultural que existe há décadas em Penedo, terá a oportunidade de ver a inauguração da exposição do escultor finlandês Martti Vartia que ficará até agosto na sede do Clube Finlândia.
A iniciativa é do restaurante Koskenkorva , fundado por ele na década de 1990 no Rio de Janeiro e também do setor cultural do Clube Finlândia que vem resgatando a arte e a cultura de artistas finlandeses e também da região das Agulhas Negras.
A exposição contará com pelo menos 60 obras do artista.
BIOGRAFIA
MARTTI VARTIA, finlandês nascido em Helsinque no ano de 1948, desembarcou no Rio de Janeiro em 1977 para trabalhar como vendedor de uma grande joalheria internacional.
Como era comunicativo, falava sete idiomas, entre eles fluentemente o inglês, foi ganhando destaque entre os funcionários e virou uma espécie relações públicas da empresa.
Apaixonado por culinária, já tinha a experiência no setor quando morou na Espanha na década de 1960, renunciou ao emprego estável e burocrático para se lançar, definitivamente, no mundo da gastronomia.
Nascia então o restaurante KOSKENKORVA, que fez muito sucesso na capital fluminense nos anos 90 – chegou a ter seis – e que depois migrou para Penedo onde o sucesso de sua culinária se mantém até hoje na Av. das Mangueiras 1746.
Mas Martti tem outro dom: é um artista plástico espontâneo, intuitivo e com um talento raro.
A harmonia com as madeiras veio de aulas que teve na marcenaria de seu mestre, Edward Rautanen, ainda na Finlândia.
Suas manifestações artísticas, em forma de escultura, mostram engenho artesanal e muita liberdade expressiva.
A base de suas esculturas são pedaços de madeira sem vida de árvores da Mata Atlântica, que abraça Penedo e a região das Agulhas Negras, e as transforma de maneira criativa em obras de arte.
Alguns de seus trabalhos já foram expostos na Finlândia, Estados Unidos, França e várias cidades do Brasil.
Martti hoje vive no Rio de Janeiro onde cuida da saúde e está mais perto da família.
Suas obras, no entanto, ainda estão em Penedo e parte desse legado fará parte da exposição programada para acontecer até agosto deste ano.
FICHA TÉCNICA
Apoio: Restaurante Koskenkorva e TV Penedo
Curadoria: Luciano Jr.
Produção Artística: André Aaltonen
Artes Gráficas: Pedro Luz