O Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube, em Volta Redonda, encerra até o mês de julho a formatura de mais um grupo de 81 mulheres que estão sendo preparadas nos cursos da construção civil.
Os cursos são para Pedreira Predial, Eletricista, Pedreira de Acabamento e Revestimento, Bombeira Hidráulica, Pintura Predial e no curso de estreia deste semestre – o Curso Básico de Solda, que começou com duas turmas de mulheres estudando pela manhã e à noite. Todos os cursos são gratuitos para moradoras do município.
Os cursos para as mulheres foram criados pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), na gestão da secretária Glória Amorim, que antes promoveu uma pesquisa entre um grupo de 40 mulheres no bairro Roma, questionando sobre o interesse delas em capacitação profissional para o empoderamento, autonomia financeira e geração de rendas, recebendo o apoio do prefeito Antonio Francisco Neto.
Os cursos têm parceria com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que cede a unidade educacional e contrata os professores.
O diretor do CQP, Eiji Yamashita, destacou que o aprendizado das mulheres no curso de solda depende do interesse e do envolvimento pessoal de cada uma, sendo que o mercado, embora ainda mantenha certa preferência pela mão de obra masculina, já está abrindo as portas para a contratação de mulheres.
Fonte - PMVR