O setor de Vigilância Sanitária de Itatiaia desde fevereiro vem coletando alimentos para envio ao LACEN - RJ, o Laboratório Central do Estado. A iniciativa atende o que foi pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde, dentro do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos.
De acordo com o responsável pelo setor, Victor Schneider, são coletadas quatro amostras mensais, em estabelecimentos comerciais da cidade, de cinco tipos de alimentos: feijão, ovos, café, manteiga e água mineral, de variadas marcas. Tudo é colocado em um saco, lacrado, e enviado para análise do LACEN.
Segundo ele, a iniciativa é uma ação importante da Prefeitura para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados.
Victor Schneider lembra que são realizadas análises de microbiologia, microscopia e rotulagem. O Objetivo do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos é o de identificar eventuais falhas nos produtos que comprometam a qualidade e a segurança dos gêneros alimentícios ofertados aos consumidores. Segundo a Vigilância em Saúde, a atividade de coleta de amostras é um procedimento previsto na legislação.