Criado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas, o PNI (Parque Nacional do Itatiaia), primeira Unidade de Conservação do Brasil, está comemorando 86 anos. Uma solenidade, no Centro de Visitantes do Parque, marcou a passagem da data na tarde dessa quarta-feira, dia 14. Participaram do evento o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, a Gerente Regional da instituição, Fernanda Garcia de Sá, o gestor do PNI, Felipe Cruz Mendonça, além de autoridades municipais das cidades abrangidas pela Unidade de Conservação.
Questões como inclusão e acessibilidade foram predominantes na comemoração dos 86 anos do Parque Nacional do Itatiaia. A execução do Hino Nacional, em Libras feita pelos alunos da Escola Rompendo o Silêncio, de Resende, deu início a solenidade, que inclui também a apresentação artística da APAE, de Itatiaia. Um dos pontos altos da solenidade foi a inauguração de uma trilha acessível para cadeirantes, a Alameda Conectar. A programação de comemoração do 86° aniversário do PNI incluiu ainda uma palestra sobre capacitismo e inclusão e a abertura da exposição ‘Artes e Biomas do Brasil’.
O Parque Nacional do Itatiaia, inserido no Bioma Mata Atlântica, está situado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas gerais e Rio de Janeiro, abrangendo parte do território de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Itamonte e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. O presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, destacou a rica biodiversidade e ampla variedade de ecossistemas e paisagens do PNI.
Fonte – PMI