A Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado de Saúde estará em Itatiaia na próxima semana, de segunda a sábado (19 a 24/06), realizando exames de mamografia e ultrassonografias da mama e transvaginal, nas pacientes do município que precisam fazer os exames.A unidade móvel ficará estacionada na Avenida dos Expedicionários, ao lado do Centro de Fisioterapia, das 8h às 17 horas e a previsão é que sejam realizados 70 exames de mamografias e 60 de ultrassonografias por dia.
De acordo com a secretaria de Saúde, no local serão atendidas as pacientes que aguardam atendimento no município através do Programa da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, obedecendo a ordem da fila da regulação.
- Realizar o exame de mamografia anualmente é fundamental para a detecção precoce de qualquer alteração nas mamas, inclusive o câncer. É muito importante ressaltar que quando o câncer de mama quando descoberto no início, as chances de cura aumentam muito, reforçou o secretário de Saúde, Luiz Saldanha, lembrando que a ação visa zerar a fila de espera no município.
Para realizar a mamografia, a paciente, após ser contatada, deve comparecer à unidade móvel levando documento de identificação (CPF ou RG), comprovante de residência e cartão do SUS e seguir as orientações de preparo repassadas pela Secretaria de Saúde.
- O Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde, foi idealizado com o propósito de rastrear, de forma precoce, o câncer de mama em mulheres nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. É uma maneira de garantir um exame essencial com conforto, qualidade e rapidez, sem a necessidade de se deslocar para outra cidade – destaca o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.
Além dos exames de mamografia e ultrassonografias que serão realizados no local, a Secretaria de Saúde também irá oferecer diversos serviços, através do projeto “Semana da Saúde”. São eles: palestras sobre saúde, aferição de pressão arterial, medição de glicose, vacinação e outros.
A ação contará também com a participação da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com serviços de orientação as moradoras.
Fonte - PMI