Alinhar possíveis parcerias entre a Prefeitura de Itatiaia e a Caixa Econômica Federal. Este foi o tema de uma reunião, nesta quinta-feira, dia 22, no Paço Municipal Campo Belo. O representante da Caixa abordou o cenário macroeconômico do Brasil, a partir da posse da nova gestão federal, projeções da taxa Selic para os próximos meses, proposta de arcabouço fiscal e eventuais mudanças em programas e projetos disponibilizados ao setor público. O Superintendente Executivo de Governo da instituição, Leonardo Dias da Silva, destacou que a expectativa do mercado é de que ocorra redução gradativa dos juros, o que deve aquecer a economia possivelmente a partir de agosto.
Participaram do encontro os secretários municipais de Finanças, Francisco de Assis; de Planejamento, Daivid Oliveira; de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha; Habitação, Sandro Maciel; o Controlador Geral do Município, Vinicius Valiante; a Chefe de Gabinete, Ana Cátia Ferreira, além do Superintendente Executivo de Governo da instituição, Leonardo Dias da Silva.
O representante da instituição repassou detalhes sobre linhas de financiamento em projetos habitacionais, como o Pró-Moradia, e para o saneamento básico, como o FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). “Por meio desta linha de financiamento é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias em curso, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros”, ressalta o Superintendente da Caixa.
Leonardo Dias falou também sobre o Selo Município Azul + Caixa, reconhecimento criado pelo banco para municípios que apresentam indicadores públicos que evidenciem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local. Segundo ele, a instituição avalia 20 indicadores, como foco nas questões ambiental, social, governança e clima. “Caso o município atenda aos critérios exigidos, recebe o certificado no nível alcançado. Isso confere condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários, proporcionais ao nível alcançado”, explica.
De acordo com a Chefe de Gabinete, Ana Cátia Ferreira, a reunião foi produtiva e serviu para que os secretários presentes obtivessem informações mais específicas sobre projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com a instituição. Segundo ela, o contato é importante pois a Caixa viabiliza obras estruturantes em todo o Brasil em áreas como macrodrenagem, saneamento, pavimentação e habitação, dentre outras.
“A instituição tem expertise quando o assunto é financiamento de projetos e programas voltados ao setor público, nas mais diversas áreas. Os secretários puderam tirar dúvidas e nossa expectativa é de que esta parceria com a instituição produza bons frutos para os moradores de Itatiaia”, conclui.
Fonte – PMI