O serviço de castração de cães e gatos vem sendo ampliado em todo o município. Nessa semana 10 animais da região de Maromba e Maringá passaram pelo procedimento gratuitamente, por meio do Programa RJPET, uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e o Governo do Estado.
Em Maromba, o encaminhamento dos animais das localidades vem sendo realizado semanalmente, às segundas e quintas-feiras. O serviço tem o suporte da equipe de Bem estar animal, da Vigilância Ambiental, que no local atua junto com a Associação de Moradores de Maromba, Maringá e Vales e com os protetores.
De acordo com a equipe, atualmente Maromba, Maringá e os Vales contam com um veículo da Prefeitura que auxilia no transporte dos tutores e de seus animais até a clínica onde é realizado o procedimento, localizada na cidade de Porto Real.
Um balanço realizado pela equipe de Bem Estar animal apontou que em 2022, foram realizadas 527 castrações. Em 2023 foram realizados 338 procedimentos.
Para fazer o cadastramento do animal, o responsável deve procurar o Setor de Zoonoses, munido de identidade, comprovante de residência e dados do animal, para preencher a ficha.
“Com o retorno das castrações, o número de filhotes para adoção nas Feiras de Adoção de Cães e Gatos diminuíram. Com isso, a clínica passou a trazer animais, para que consigamos atender a demanda da Feira.”- conclui Lucimar Soares, representante da equipe de Bem-Estar Animal.
Palestra
Reforçando o trabalho de Bem estar animal na região, os alunos da Escola Municipal Benedito Barbosa, no Vale do Pavão, participaram nesta quarta-feira (28), da palestra “Educação para bem estar”. O encontro , voltado para os alunos da educação infantil, mostrou a importância do respeito aos animais, do combate aos maus-tratos , da vacinação, dos cuidados e da adoção responsável. A palestra faz parte do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Educação e foi realizado pela equipe de Bem estar animal.
Fonte – PMI