Em comemoração ao 1º ano do Centro de Cidadania LGBTI (CCLGBTI) da região das Agulhas Negras, aconteceu na última sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Quatis, o encontro “Construindo Diálogos, Possibilitando Caminhos”. O evento também fez parte da data comemorativa do Orgulho LGBTQIA +, celebrado no último dia 28, data que também celebra todo o mês de junho como o “Mês do Orgulho”.
A ocasião contou com a participação do secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, de secretários municipais, vereadores e representantes de movimentos sociais da abrangência do CCLGBTI+ da região das Agulhas Negras, sendo Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. O Centro de Cidadania LGBTI, que é uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia, foi inaugurado no município no dia 29 de junho do ano passado e, há 1 ano, vem realizando serviços de assistência social, atendimentos e garantia de direitos à toda a comunidade LGBTQIAPN+ da cidade e região.
“Este Centro faz parte de um programa de 13 anos de existência, que trabalha com a educação, saúde, segurança, assistência social e direitos humanos nos municípios. Aqui é um espaço para pensarmos maneiras para vencermos e combatermos a LGBTfobia” - afirma o Coordenador do Programa Rio Sem LGBTIfobia, Ernane Pereira, que também esteve presente no evento. “Sou grato por fazer parte da história, da implementação desta política nesta região do sul fluminense” - finaliza.
Durante o evento, foi apresentado e discutido as políticas públicas do Centro e apresentações de usuários que relataram como é ser atendido pelos serviços da unidade. "O trabalho conjunto do Centro de Cidadania junto da equipe do CRAS Maringá/Maromba me possibilitou ter um atendimento mais humanizado, fazendo garantir os meus direitos". relata Enzo Henrique Macedo, usuário do CCLGBTI e morador do município de Itatiaia.
Já o coordenador do CCLGBTI, Sandro Pinheiro, lembrou dos primeiros encontros em 2010, que discutiram a pauta LGBTI no município e agradeceu a equipe e todos os parceiros pelo pleno atendimento do equipamento. “Nós não fazemos nada se não for em equipe, agradeço toda a equipe do Centro, junto somos mais, sozinho não conseguiríamos avançar neste trabalho que estamos desenvolvendo”. - ressaltou.
Para o Secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Batista, o equipamento é uma conquista da população LGBTI+. “A vinda do Centro de Cidadania LGBTI passa pela sensibilidade do Prefeito Aluísio que reafirma o compromisso da empregabilidade, da saúde, e dos direitos humanos. Essa política pública se estende para além de uma política de governo e sim de estado. E nós estamos em prática para o desenvolvimento em Quatis”, afirma.
Fonte – PMQ