A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu autoridades, entidades, trabalhadores da área e sociedade civil, em Itatiaia, neste final de semana. Foram aprovadas 20 propostas, sendo 10 para o município, cinco para o Estado e cinco para o Governo Federal e eleitos 12 delegados, sendo seis titulares e seis suplentes.
O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori. Com o tema, em torno da reconstrução do sistema SUAS (Sistema Único de Assistência Social): “O SUAS que temos e o SUAS que queremos, houve discussão dos eixos em torno do Financiamento e Orçamento, Controle social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos além do eixo Benefício e Transferência de Renda.
“Tivemos um dia muito agradável, onde oportunizamos a participação da comunidade para esse processo tão importante de definição de propostas para melhorar e potencializar o SUAS, reunindo sugestões de melhorias e políticas públicas que serão levadas à nível estadual e federal. A conferência promove o debate sobre o que pode ser melhorado dentro da política de assistência e do SUAS e fiquei muito feliz pela participação da população”, relatou a secretária de Assistência Social, Marise de Carvalho.
“Parabenizamos o município de Itatiaia pela organização e realização desta conferência, com participação da sociedade, que é fundamental para redesenharmos as estratégias do SUAS, principalmente após a pandemia da Covid-19. Precisamos entender, debater e apontar o que é preciso mudar para que possamos acolher e acompanhar as famílias da melhor maneira possível na atualidade”, relatou a Conselheira Suplente da Secretaria de Estado, Dayse Marcello
A Conferência municipal é a primeira etapa onde são apontadas e definidas propostas, que serão enviadas para as conferências estaduais e posteriormente a federal. A programação contou ainda com palestras e apresentação dos alunos da APAE, junto com integrantes da Superintendência de Cultura.
Fonte – PMI