A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, celebra na próxima quinta-feira, dia 13, os 175 anos de elevação de vila à categoria de cidade.
Durante o Ato Cívico, o diretor do Arquivo Histórico, Ângelo Tramezzino, fará uma apresentação sobre a importância do 13 de julho. Após, será feita a leitura do Auto de Proclamação da cidade de Resende, transcrita em braile, que será lida pelos alunos do CEDEVIR. Também será cantado o Hino Nacional e o Hino de Resende, pela banda da AMAN.
Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o 13 de julho é tão importante quanto o 29 de setembro para o nosso município.
- No dia 29 de setembro de 1801, o então povoado de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova foi elevado à categoria de vila. Já no dia 13 de julho de 1848, a Vila Resende foi proclamada cidade. São dois dias importantes, que merecem ser comemorados, e nós, como representantes do poder público e da cultura resendense, precisamos divulgar a importância das datas históricas do município. - explica Zaidan.
A cerimônia terá a apresentação da Banda Sinfônica da AMAN e também da Orquestra de Cordas e Escaletas da Escola Municipal Julio Verne, representando a Secretaria de Educação de Resende. Após as apresentações, os convidados poderão visitar a exposição permanente e conhecer um pouco mais a história da cidade de Resende no Centro de Memória Historiador Claudionor Rosa.
Fonte – PMR