A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está dando início nesta segunda-feira, dia 17, às obras de implementação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) no município. A ordem de serviço foi assinada, na última semana semana, na sede da SMASDH, onde será instalada a unidade do Ceam.
O Ceam é o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência, oferecendo gratuitamente acolhimento e acompanhamento psicossocial em local específico, contando com equipe capacitada e sensibilizada.
O representante da empresa Engecam Construções, Guilherme Cambraia, contou detalhes sobre o início da obra e o trabalho que será feito. “Nós vamos trocar todos os pisos, o forro e as paredes divisórias. Temos a previsão de entregar todo o serviço em 120 dias.” comentou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, comentou como o serviço do Ceam será necessário e vai representar um avanço muito grande no município. “É um ganho muito grande no nosso município, para que as mulheres vítimas possam encontrar um lugar que tenha todo o suporte, além de contar com um lugar específico para a ajuda que necessitam. Vale destacar e ressaltar a sensibilidade do nosso prefeito Rodrigo Drable para com os munícipes e especialmente com a população feminina nesta causa”, destacou Fanuel.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o Ceam é um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência contra as mulheres. O objetivo é o desenvolvimento de mecanismos e de instrumentos para romper o ciclo da violência de gênero: “Vamos oferecer um tratamento mais específico e com mais acesso aos serviços de direito para as mulheres e as vítimas que precisarem”, ressaltou.
Além do Ceam, as obras também vão envolver a instalação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que vai funcionar ao lado. O equipamento é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
A SMASDH está localizada na Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro.
Fonte PMBM – Fotos Chico de Assis