A Prefeitura de Resende, através da Defesa Civil, com apoio da equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Obras e da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), realizou nesta semana a substituição da régua responsável pelo monitoramento do Rio Sesmaria. O serviço foi concluído na quarta-feira, dia 26.
O novo modelo de régua instalada é capaz de mensurar com maior precisão e confiabilidade o nível do rio. O aprimoramento é importante para as tomadas de decisão e nas ações de resposta em casos da Defesa Civil. Aproveitando a presença da equipe e do maquinário da Secretaria Municipal de Obras, os agentes também conseguiram retirar troncos de árvores que estavam obstruindo a calha do Rio Sesmaria
Além da troca da régua de monitoramento, a Defesa Civil também instalou câmeras de monitoramento em tempo real, que vão ajudar no controle sobre o nível e curso do rio durante 24 horas por dia.
- Realizamos mais uma etapa do trabalho de prevenção através de uma força-tarefa entre diversas frentes da gestão municipal. Esse trabalho conjunto e estratégico tem proporcionado alcances de metas importantes para o sucesso em nosso trabalho. É sempre válido salientar a importância do trabalho preventivo, que pode salvar vidas evitando que o pior aconteça. E um sistema de monitoramento é fundamental para podermos agir preventivamente – disse o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano.
Resende possui 10 dos 42 principais afluentes do Rio Paraíba do Sul, dentre os quais destacam-se os rios Pirapetinga, Alambari e Sesmaria. Devido às suas características físicas e reduzida cobertura florestal, o Rio Sesmaria sofre, eventualmente, com transbordamentos súbitos, o que causa impacto direto em parte da área urbana de cidade.
Fonte PMR