O tradicional Baile Finlandês, que alegra a região Sul Fluminense desde 1943, no Clube Finlândia, em Penedo, será especial neste sábado, dia 29. De acordo com a diretoria do Clube, será comemorado o aniversário de Toivo Sipilä, que contribuiu para a fundação da Colônia Finlandesa. O baile acontece a partir das 20 horas. Ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla ou no link: https://curtlink.com/WtQWYdU
O Clube Finlândia é o mais importante propagador da cultura finlandesa no Estado do Rio de Janeiro, e o baile, possui um clima alegre e convidativo para todos aqueles que curtem dançar todos os tipos de danças de salão, inclusive arriscar uns passos nas divertidas danças finlandesas. Haverá apresentação do premiado grupo folclórico finlandês “PKY”, com trajes típicos e danças muito mais elaboradas do que as de salão, oferecendo uma viagem na cultura finlandesa. A culinária finlandesa também estará disponível, incluindo pratos típicos como o Korvapuusti e o Lihapulla, oferecendo um delicioso sabor da Finlândia.
Segundo a diretoria do Clube, este baile será importante para a Colônia finlandesa. “Celebraremos o aniversário de Toivo Sipilä. Nos reuniremos para honrar a vida e o legado desse homem notável, cujas contribuições marcaram nossa comunidade. Ele doou o terreno para o Clube Finlândia e pediu como recompensa a comemoração anual de seu aniversário. Será um momento de celebração, gratidão e união, homenageando esse finlandês querido e carismático”, contou a diretoria.
SOBRE O HOMENAGEADO
Toivo Sipilä nasceu na Finlândia, em Vesivehmaa, em 20 de julho de 1904. Sua vida foi repleta de atividades notáveis. Estudou em uma escola agrícola de missionários adventistas e trabalhou como jardineiro. Foi administrador de fazendas, trabalhou em feiras e dirigiu a plantação de laranjeiras e limoeiros em Penedo. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu no batalhão de ciclistas e aprendeu canções humorísticas, que apresentou para pequenas plateias em Penedo, em Itatiaia, no Rio de Janeiro.
Sipilä também contribuiu para o desenvolvimento da colônia, dirigindo o campo de experiências e a destilação de plantas medicinais, além de supervisionar as plantações de eucaliptos que ainda embelezam nossa região. Sempre disposto a ajudar, conheceu boa parte do Brasil em suas viagens. Sua generosidade o levou a ser padrinho das filhas de amigos, presenteando-as com casas.
Fonte – A Voz da Cidade