O plenário da Câmara Municipal de Itatiaia será palco, nesta quinta-feira (14/09), entre 10h às 12h, de uma apresentação sobre o papel e a importância do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), unidade que presta atendimento especializado em Saúde do Trabalhador às cidades da região das Agulhas Negras. O PST (Programa de Saúde do Trabalhador) do município também será um dos temas abordados durante o evento, que terá como palestrantes Pâmela Costa, Coordenadora do Cerest Médio Paraíba II, e Álvaro Bebiano, Coordenador do PST de Itatiaia.
De acordo com Álvaro Bebiano, o evento será uma oportunidade para repassar ao público o que é o Cerest, sua abrangência, a importância do Programa de Saúde do Trabalhador desenvolvido pela Prefeitura, e como ambos podem auxiliar a evitar acidentes de trabalho e estimular a boa saúde ocupacional dos trabalhadores. No espaço são atendidos trabalhadores encaminhados pela rede básica de saúde, os trabalhadores formais dos setores privados e públicos, os trabalhadores autônomos, informais e desempregados acometidos de doenças relacionadas a atividade realizada.
- Uma equipe de profissionais faz o diagnóstico da saúde do trabalhador e, se constatada a relação da doença com a atividade funcional, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, caso contrário, é encaminhado a outros serviços da rede SUS - explica.
Em relação ao PST de Itatiaia, Bebiano conta que tem uma programação anual de atividades definida, que contempla, além do monitoramento das condições de saúde ocupacional dos funcionários, ações voltadas para as campanhas do Ministério da Saúde, como o Janeiro Branco (Saúde Mental), Fevereiro Laranja (Combate à Leucemia), Março Lilás (Câncer de Colo de útero), Abril Azul (Transtorno do Espectro Autista), Maio Amarelo (Trânsito), Junho Vermelho (doação de sangue), Julho Amarelo (hepatites virais), Agosto Dourado (Aleitamento Materno), Setembro Amarelo (Prevenção ao Suicídio), Outubro Rosa (Câncer de Mama), Novembro Azul (Câncer de Próstata) e Dezembro Laranja (Câncer de Pele) e Vermelho (Prevenção da Aids).
O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, destaca que os Programas de Segurança e Saúde voltados para os trabalhadores são importantes e contribuem para a manutenção de sua qualidade de vida e sua capacidade de interagir no seu local de trabalho, comunidade e na família.
“Investir no bem-estar e na saúde dos trabalhadores combatem os índices de absenteísmo, baixa produtividade e minimizam os riscos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Nosso PST realiza palestras regulares sobre temas como hipertensão, obesidade, combate ao fumo, álcool e drogas, terceira idade, prevenção de acidentes de trabalho, entre outras questões”, conclui.
Fonte: PMI
Foto: Arquivo Câmara