Em sessão na Câmara Municipal de Itatiaia na noite desta terça-feira(24), vereadores do município, por maioria, aprovaram abertura de processo de impeachmeant contra o prefeito Irineu Nogueira (MDB).
O documento protocolado, assinado por Ana Paula Silva Melo, presidente do Partido dos Trabalhadores de Itatiaia, usou como argumento o caso da acusação de racismo contra Irineu que foi preso recentemente, em flagrante, suspeito de ter chamado uma funcionária de uma padaria de Resende de “negrinha”.
A votação durou cerca de meia hora. Oito veredores votaram a favor da abertura do processo, dois votaram contra e um se absteve.
Irineu deve ser notificado em até cinco dias da decisão. Ele terá até 10 dias para se defender por escrito e apresentar testemunhas.
Feito isso a comissão criada para analisar o caso dará um parecer em cinco dias.
Formam a Comissão:
Thiago Rodrigues (presidente)
Tim Campos (Relator)
Fabrício da Mudança (Membro)
Esse parecer será apresentado à Câmara, com manifesto dos vereadores e defesa do prefeito, que pode ser feita pelo próprio Irineu ou um procurador. Após isso uma votação acontece para definir se o prefeito será condenado ou não. Caso isso aconteça ele ficará cinco anos inelegível.
Votos da noite:
A FAVOR DA ABERTURA DO IMPEACHMENT
- Vini Celular (União Brasil)
- Tim Campos (Solidariedade)
- Dudu Pereira (PRTB)
- Fabrício da Mudança (Solidariedade)
- Geilson Pipia (PRTB)
- Vaninho (PSC)
- Thiaguinho (União Brasil)
- Vander (Progressistas)
CONTRA A ABERTURA DO IMPEACHMENT
- Joel de Melo (PTB)
- João Marcio (PSC)
ABSTENÇÃO
- Bruno Diniz (Solidariedade)