ITATIAIA - Evento discute Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
22/11/2023 09:30 em Últimas notícias

A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nesta quinta-feira (23/11), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, Oficina Setorial de Diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. De acordo com o responsável pela pasta, Sandro Maciel, o evento é aberto ao público. 

 
 

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Melissa Florêncio, que está acompanhando o processo de construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, informa que a iniciativa está sendo desenvolvida em etapas, a partir de um acordo de cooperação técnica assinado entre o município de Itatiaia e a AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). Ela adianta que além desta oficina do dia 23 de novembro, para diagnóstico da situação dos resíduos sólidos, haverá outra, ano que vem. 

 
 

“Esta segunda oficina em fevereiro/março será para prognóstico, apresentando aos munícipes as soluções e alternativas para a questão. Em seguida, provavelmente em maio, acontecerá uma audiência pública para validar o PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), que tem a participação de uma empresa contratada pela AGEVAP”, explica. 

 
 

O Secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, Sandro Maciel, ressalta que o PMGIRS abrange o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações para a coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos. Segundo ele, é uma condição essencial para os municípios terem acesso a recursos federais para investimentos na área ambiental. 

 
 

- Basicamente, o Plano aponta quais são os problemas que o município enfrenta na gestão dos resíduos sólidos. E o mais importante, quais são as ações a serem tomadas para resolver esses problemas. A participação popular neste debate é essencial, garantindo que a proposta que está sendo elaborada retrate o mais fielmente possível a realidade ambiental do município. É a comunidade quem pode fornecer as informações que vão contribuir para o diagnóstico e construção de um documento que contenha as melhores soluções e alternativas para a cidade, quanto ao manejo e destinação de resíduos sólidos - comenta Sandro. 

 

Fonte e foto: PMI

COMENTÁRIOS