ITATIAIA - Conheça a programação completa do Festival Sesc de Inverno, em Penedo
06/07/2024 14:45 em Últimas notícias

Penedo receberá shows de Duda Beat e Ney Matogrosso na maior edição de todos os tempos do Festival Sesc de Inverno 2024

 

Vem aí o 22º Festival Sesc de Inverno! Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o Festival será realizado de 12 a 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Penedo, distrito de Itatiaia, é um dos locais que receberá uma programação gratuita com música, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

 

O Campo de Penedo será o palco principal das atrações do Festival, nos dias 27 e 28 de julho. Grandes artistas se apresentarão por lá, às 21h30 – Duda Beat (27/07, classificação livre), com ‘Tara & Tal’, que soma diferentes estilos, referências e épocas e não renuncia aos beats dos anos 90 e 2000; e Ney Matogrosso (28/07, classificação etária de 12 anos), que levará sua turnê “Bloco na Rua”, que tem lotado por onde passa.

O ingresso é 1kg de alimento não-perecível. Em uma Tenda Cultural montada no espaço acontece o show gratuito do grupo Tropical Balanço (28/07, das 14h30 às 15h30 e das 15h45 às 16h30, classificação livre), encontro entre o guitarrista e cantor Raphael Garrido, com músicos talentosos da região do Vale do Paraíba, que se desafiaram a criar um show completamente dançante, pulsante e composto por músicas brasileiras clássicas e modernas.

 

O público poderá conferir no local outras diversas apresentações gratuitas. O espetáculo “Aquarela” (27 e 28/07, às 16h40 e às 18h30, classificação livre), do Circo Teatro Saltimbanco, repleto de cores, luzes e o brilho da arte circense; assim como o coletivo ALA inteRIOr/ Coletivo "Ala" Bicicleta (27 e 28/07, das 14h às 18h, classificação livre), inspirado nas mais diferentes experiências e vivências da rua, com o objetivo de gerar um deslocamento na rotina da cidade, convidando o público para participar de diversas práticas artísticas através de conversas, jogos, prosas e trocas de saberes, bem como a reprodução de peças gráficas, lambe-lambes, adesivos, manipulação de carimbos, desenhos, pinturas, estêncil e poesias.

 

O Campo de Penedo ainda abrigará a “Festa da Luz – Instalação NEON”, de Nívea Sabino (27 e 28/07, das 17h às 23h, classificação livre). A "Festa da Luz" é um festival internacional de luzes de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que ocupa e ressignifica o espaço urbano com trabalhos artísticos que utilizam a luz como matéria-prima e tem por objetivo oferecer ao público a possibilidade de vivenciar a arte por meio de apresentações de vídeo mapping, instalações artísticas e performances de artistas mineiros, brasileiros e internacionais.

 

Nos dois dias de evento, das 14h às 20h, também haverá Pontos de Leitura com Mediação Literária, em espaços montados com tendas, almofadas, tapetes e um acervo variado de livros para todos os gostos e idades, com o objetivo de oferecer ao público uma oportunidade de se desconectar da rotina e se conectar com a literatura, em um ambiente acolhedor e inspirador; Recreação Infantil; Feira de Artesanato, ações de Sustentabilidade como reciclagem e acessibilidade para Pessoas com Deficiência, de Arte Ciência e Tecnologia e uma exposição interativa sobre a Brasilidade na Saúde; E das 17h30 às 18h30, apresentação de Capoeira com prática esportiva.

 

A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.

 

O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.

 

Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do Estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa será divulgada, em breve, em https://festivalsescdeinverno.com.br/.

 

“O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura, através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

 

Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.

 

Mesa Brasil Sesc RJ

 

Nos dias 27 e 28/07, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Campo de Penedo para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil.

 

Serviço:

22º Festival Sesc de Inverno – Penedo

27 e 28 de julho de 2024

Campo de Penedo: Rua Esporte Club, 90, Penedo, Itatiaia/ RJ.

 

  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!