Filmes e demais programações artísticas do CineSesc serão exibidos em salas da rede Cine+ em cinco cidades do interior do estado
RIO DE JANEIRO – Cinco cidades do interior do Rio de Janeiro receberão a programação do CineSesc de agosto a dezembro. A ação, que se instalará nas salas da rede Cine+, é fruto da nova parceria estabelecida entre o Sesc RJ e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC). As cinco salas cinematográficas estão localizadas nas cidades de Areal, Guapimirim, Itaocara, Casemiro de Abreu e Paraty.
Com a implementação do projeto, as salas serão transformadas em espaços multiuso que devem receber diferentes manifestações artísticas. Atualmente, o CineSesc já atende 18 localidades no Rio de Janeiro por meio de suas unidades. Com este projeto, o Sesc RJ ampliará o acesso à programação audiovisual a 23 localidades.
“Pretendemos, com esta parceria, promover a diversidade e a inclusão ampliando a área de abrangência do Sesc RJ, atendendo localidades onde não temos unidades”, declara Leandro Luz, analista de audiovisual do Sesc RJ.
Além da programação audiovisual, o projeto promoverá atividades formativas e culturais que dialoguem com os filmes exibidos no dia, como sessões de bate-papo, pocket shows e batalhas de slam. Dentre as atividades formativas, haverá atividades destinadas ao público adulto e ao público infantil.
Os longas em cartaz serão Além da Lenda – O Filme, Alice dos Anjos, Perlimps, Meu Amigãozão – O Filme, Menino Maluquinho: O Filme, Diálogos com Ruth de Souza, Filhas do Vento, O Assalto ao Trem Pagador, Doutor Gama, Dos 3 aos 3.
SERVIÇO
Programação de agosto
30/08 - Areal, Guapimirim e Paraty
9h e 14h: Além da Lenda - O filme. 18h: Diálogos com Ruth de Souza
FILMES EM EXIBIÇÃO
Além da Lenda - O Filme
Direção de Marília Mafé e Marcos França. Brasil. 2022. 86 min. Animação. Livre
Numa brincadeira de criança, Comadre Fulozinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira acabam perdendo o Livro das Lendas, que, meio por acaso, chega às mãos do garoto Lucas, um fã de super-heróis, quadrinhos e games. Mesmo sem saber, o menino será o responsável por proteger parte do nosso folclore, o que acaba criando um forte laço de amizade entre ele e as lendas brasileiras.
Alice dos Anjos
Direção de Daniel Leite Almeira. Brasil. 2021. 76 min. Ficção. Livre
Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas”, Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens incríveis que se tornam seus novos amigos em uma jornada de autoconhecimento.
Perlimps
Direção de Alê Abreu. Brasil. 2022. 76 min. Animação. Livre.
A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
Meu Amigãozão - O Filme
Direção de Andrés Lieban. Brasil. 2022. 77 min. Animação. Livre.
Yuri, Lili, Matt e seus amigos imaginários saem em viagem rumo a uma colônia de férias. Lá eles conhecem uma criatura que deseja separar a turma de seus Amigãozões. Todos precisarão se unir antes que seja tarde demais.
Menino Maluquinho: O Filme
Direção de Helvecio Ratton. Brasil. 1995. 83 min. Ficção. Livre.
No final dos anos 1960, o Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.
Diálogos com Ruth de Souza
Direção de Juliana Vicente. Brasil. 2022. 107 min. Documentário. 10 anos Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A partir de conversas com a diretora da obra, também uma mulher negra, materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida, temos um longa protagonizado por Ruth de Souza.
Filhas do Vento
Direção de Joel Zito Araújo. Brasil. 2005. 85 min. Ficção. 14 anos. Um incidente familiar separou duas irmãs por 45 anos. A natureza de cada uma delas, e a distância, levou as duas a caminhos bem diferentes. A morte do pai faz com que se reencontrem em uma fase definitiva de suas vidas, aflorando e cobrando resoluções para todos os sentimentos e histórias deixados no passado.
O Assalto ao Trem Pagador
Direção de Roberto Farias. Brasil. 1962. 102 min. Ficção. 12 anos. O bando de Tião Medonho rouba 27 milhões de cruzeiros do trem pagador da Central do Brasil, mas decide gastar pouco dinheiro para não despertar suspeitas. Porém um dos bandidos contraria o combinado.
Doutor Gama
Direção de Jeferson De. Brasil. 2021. 80 min. Ficção. 14 anos.
Dr. Gama é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira, homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravizado aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Mesmo como escravizado, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época. Um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro.
Dos 3 aos 3
Direção de Pablo Lobato. Brasil. 2023. 70 min. Documentário. Livre. O documentário acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.