VOLTA REDONDA - Município implanta projeto ‘Comer Saudável’ nas escolas de Educação Infantil
Últimas notícias
Publicado em 29/08/2024

 Iniciativa vai beneficiar mais de sete mil crianças de 22 unidades da Rede Municipal de Ensino, promovendo bons hábitos alimentares

 

Promover bons hábitos alimentares nas crianças da Rede Municipal de Ensino é o objetivo do projeto “Comer Saudável”, implantado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda. A iniciativa vai beneficiar mais de sete mil crianças, entre quatro e cinco anos de idade, que estudam nos 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O lançamento do projeto aconteceu nessa quarta-feira, 28, no CMEI Alzira Vargas, no bairro Retiro.

 

O “Comer Saudável” foi aprovado pela coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da SME, Andrea Carvalho, após reunião com as gestoras da empresa Ômega Alimentação – que fornece a merenda escolar às escolas da rede municipal –, Cecília Stein e Hérica Sebastião.

 

“Para criar hábitos alimentares saudáveis, o projeto pretende aproximar as crianças dos alimentos de forma lúdica e divertida; e trabalhar a relação positiva com a comida, incentivando refeições naturais em casa e na escola. Além de orientar os alunos, mostrando os benefícios da boa alimentação no ambiente escolar e familiar, e capacitar educadores, merendeiras e familiares para que sejam multiplicadores de informações para a promoção de práticas saudáveis”, explicou Andrea Carvalho. 

 

Para alcançar esses objetivos, estão programadas oficinas nutricionais com os alunos; palestras para os responsáveis, alunos e educadores; e atividades com temas variados voltados para a compreensão da relação do aluno com o alimento na escola e em casa. 

 

De acordo com a coordenadora do Setor de Alimentação Escolar, a princípio o projeto será voltado para a Educação Infantil. “Porém, a ideia é estender a iniciativa para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, beneficiando assim mais 13.812 alunos”, disse Andrea Carvalho. 

 

O secretário de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Geraldo Denadai, reforçou a importância da alimentação balanceada e saudável. “É na infância que criamos preferências alimentares. E quando a criança aprende a comer direito, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas. Além disso, a alimentação desempenha um papel crucial no desempenho dos estudantes. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, pode aumentar a capacidade cognitiva, melhorar a concentração e potencializar a energia necessária para enfrentar os desafios escolares”, disse.

 

 

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!