A Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deflagrou a Operação Onda Livre III com o objetivo de combater a atuação de rádios clandestinas na região Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A ação realizada nesta entre os dias 9 e 10 de outubro, resultou no fechamento de duas rádios que operavam ilegalmente nas cidades de Resende e Volta Redonda
Durante a operação, foram apreendidos os equipamentos de transmissão das emissoras clandestinas, localizadas no Centro de Resende e no bairro Fazendinha, em Volta Redonda. Além disso, um homem responsável pela rádio em Volta Redonda foi preso em flagrante.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Volta Redonda, onde inquéritos foram instaurados para aprofundar as investigações. As autoridades buscam identificar os responsáveis pela operação das rádios ilegais e responsabilizá-los de acordo com a legislação vigente.
A ação faz parte de um esforço contínuo das autoridades para garantir a legalidade no uso do espectro de radiofrequências e combater a interferência causada por emissoras não autorizadas, que podem prejudicar tanto serviços de comunicação essenciais quanto a segurança aérea.
Fonte: PRF