Os tipos sanguíneos em estado crítico são: O-; B-; e B+
O Hemonúcleo de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, reforça o pedido para a doação de sangue neste período. De acordo com o Núcleo de Hemoterapia de Resende, atualmente no estoque os tipos sanguíneos mais críticos são: O-; B- e B+.
Para realizar a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos, e ter boa saúde. As doações feitas por menores de idade apenas mediante autorização dos pais ou responsáveis. Já para os maiores de 60 anos, a única recomendação é que esta não seja sua primeira doação.
-A doação de sangue é um ato de solidariedade, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Acidentes e doenças podem afetar qualquer um, por isso não podemos deixar o estoque baixar - disse a coordenadora do Hemonúcleo, Antonia Luciana Pereira de Souza.
O Hemonúcleo de Resende atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3381-4834.