Entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro de 2024, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) dará início à Manobra Escolar 2024, um exercício de simulação que encerra o ano de instrução de seus cadetes. A operação, que mobilizará mais de 2.000 militares, cerca de 300 veículos militares e seis aeronaves, será realizada no Campo de Instrução da AMAN, em Resende, além de áreas urbanas e rurais de Quatis, Porto Real, Rialto (Barra Mansa) e no distrito de Bulhões (Porto Real).
A ação, que conta com o apoio de mais de 50 unidades do Exército Brasileiro, oferece aos cadetes a chance de desenvolver habilidades de liderança e aplicar os conceitos operacionais do Exército em um cenário simulado de combate. Eles terão a oportunidade de integrar suas áreas de formação, como Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência e Material Bélico, em um exercício interdisciplinar e conjunto.
A Manobra Escolar deste ano contará com movimentação de tropas nas vias urbanas e rurais das localidades envolvidas, incluindo Resende, Nossa Senhora do Amparo, Quatis e Floriano. A população dessas áreas poderá observar a passagem de viaturas motorizadas, mecanizadas e blindadas, além de exercícios com tiros de festim de fuzis e tiros reais de Artilharia.
Em Quatis, a concentração de tropas ocorrerá em diversos pontos estratégicos, incluindo a Estrada Quatis-Vargem Grande e as ruas Faustino Pinheiro, Delfim Fróes e Vitor Marcondes Sampaio. No dia 4 de novembro, haverá uma Ação Cívico-Social na cidade, onde a AMAN oferecerá atendimentos médicos especializados à população, integrando a comunidade às atividades operacionais.