Foto
Nesta quarta-feira (19), o Parque Nacional do Itatiaia deu um passo importante para a inclusão ao inaugurar a Cachoeira Camapuã, a primeira do estado do Rio de Janeiro com acesso adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Localizada na parte baixa do parque, a 1.070 metros de altitude, a cachoeira recebeu uma estrutura especial, incluindo corrimãos ao longo do percurso, rampa de acesso à água para cadeirantes, drenagem aprimorada e cortes em rochas para facilitar a passagem de cadeiras de rodas. Além disso, um estacionamento exclusivo foi construído próximo à trilha, garantindo um trajeto de apenas 100 metros até a queda d’água.
A iniciativa foi viabilizada por uma parceria entre o Parque Nacional do Itatiaia, a SOS Mata Atlântica, a Eletrobrás e a Prefeitura de Itatiaia.
Durante a inauguração, Fernanda Machado de Almeida, estudante da Apae de Itatiaia, foi uma das primeiras a experimentar a nova estrutura e entrar na cachoeira.
O diretor do Parque, Felipe Mendonça, destacou que a obra faz parte de um esforço contínuo para tornar áreas naturais mais acessíveis. “Adaptar espaços como esse é um grande desafio, mas proporcionar essa experiência a todos os visitantes é fundamental”, afirmou.
Com essa iniciativa, o Parque Nacional do Itatiaia reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização da natureza para todos.ça da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, dos alunos da APAE, de autoridades locais e de convidados.
O Parque Nacional do Itatiaia pode ser visitado de e terça a domingo, das 08 às 17 horas na parte baixa, e todos os dias, das 07 às 18 horas na parte alta.
Foto: PMI