Nesta quarta-feira, 24 de setembro, os jovens selecionados para o 3º Concurso de Redações Escolares da Temporada da Truta participaram de uma oficina prática no restaurante Truta Rosa, conduzida pelo chef André Murray, do restaurante Babel, responsável técnico da Temporada. Na atividade, os alunos visitaram os tanques do local e foram para a cozinha onde aprenderam a preparar bolinho de truta, salada caesar com isca de truta e um risoto com o peixe que inspira o evento. A experiência proporcionou contato direto com a gastronomia local, unindo aprendizado, criatividade e vivência prática.
“Eu adoro essas crianças, acho incrível o retorno que elas nos dão dentro da cozinha. São interessadas, querem colocar a mão na massa, sem medo. Acho importante que, vivendo na região de Visconde de Mauá, já tenham intimidade com nosso potencial turístico e gastronômico”, elogia Murray.
Em sua 23ª edição, a Temporada da Truta de Visconde de Mauá reforça seu compromisso com a valorização da cultura local por meio da educação e da inclusão social. Desde 2023, o tradicional evento gastronômico-cultural da Serra da Mantiqueira conta com a participação de escolas da região em seu concurso de redações, que chega à terceira edição em 2025.
Com o tema “O meu dia perfeito em Visconde de Mauá: turismo, natureza e o sabor da truta”, a ação envolve cinco instituições de ensino da região, cujos alunos foram convidados a explorar sua criatividade e conexão com o território por meio da escrita. Cada escola selecionou quatro alunos como representantes, totalizando 20 estudantes.
Durante o Coquetel de Abertura Oficial da Temporada, que contará com a presença de autoridades locais, representantes das instituições de ensino e empreendedores do setor turístico e gastronômico, será promovida uma exposição com as redações escolhidas em um “Varal Cultural”, como já ocorreu em edições anteriores.
A Temporada da Truta se consolida, ano após ano, como mais do que um evento gastronômico: é uma plataforma de promoção da cultura regional, da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável em Visconde de Mauá.