O paciente Franklin Geraldo, de 62 anos, natural de Volta Redonda, apresentava um quadro de osteoartrite avançada no ombro direito, o que causava fortes dores e limitação de movimentos. O tratamento indicado foi a artroplastia reversa, procedimento que consiste na substituição da articulação do ombro por uma prótese invertida. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, Franklin teve a oportunidade de ser submetido a uma cirurgia inédita na região Sul Fluminense: a prótese de ombro com navegação guiada por GPS.
A cirurgia realizada no Hospital Unimed Volta Redonda foi comandada pelo médico cooperado Dr. Fabiano Claudio Pereira, cirurgião ortopédico e integrante do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). A equipe cirúrgica também contou com os médicos: Dr. Márcio Schiefer, Dr. Túlio Coimbra, Dr. Sérgio Pistarino, Dr. João Monlevad e Dr. Rodolfo Annicchino.
Com o sucesso da cirurgia e de sua recuperação, Franklin celebrou o resultado: “Minha recuperação está ótima. Estou em processo de reabilitação e muito satisfeito com a evolução. Antes da cirurgia, vivia com dor 24 horas por dia. Hoje, graças a Deus e a todos os envolvidos neste processo, não sinto mais nada. Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Dr. Fabiano Claudio Pereira, pelo cuidado, atenção e profissionalismo no pré e pós-operatório. Também agradeço ao Hospital Unimed Volta Redonda e a toda equipe que me ofereceu um atendimento de excelência, com amor e dedicação”, destaca.
Responsável pelo procedimento, o médico-cirurgião ortopédico Dr. Fabiano Claudio Pereira explica que a artroplastia reversa de ombro com navegação por GPS foi indicada devido à grave deformidade na articulação do paciente. Ele destaca que o diferencial dessa cirurgia é a maior precisão e segurança na realização do procedimento: “Esta técnica nos permite ter as medidas e tamanhos exatos dos materiais para a necessidade de cada paciente, o que garante melhores resultados cirúrgicos. Esse tipo de prótese é indicado principalmente para casos de osteoartrite avançada do ombro”, disse.
Para o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, este é mais um marco na unidade hospitalar que reforça o empenho e dedicação de toda a equipe para oferecer sempre o melhor cuidado aos pacientes: “Mais uma conquista que nos posiciona como referência em soluções para a saúde da região, contribuindo para a interiorização de procedimentos antes só acessíveis em grandes centros”, ressalta.