A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Turismo, vai promover, nos dias 30 e 31 de agosto, o Festival de Aves e Natureza de Resende, evento que visa destacar a riqueza ambiental, da fauna e da flora da região. As atividades serão realizadas no Parque das Águas e em diversos pontos do município, sendo abertas para o público em geral, em especial para os amantes de aves e apreciadores da natureza.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o evento vai contar com palestras, oficinas, exposições, artesanato e passarinhadas, que consistem na prática de notar as aves. Além disso, haverá uma votação para eleger a "Ave do Ano" do Festival de Aves e Natureza de Resende 2026.
Ao todo, 12 espécies de aves são candidatas para representar a biodiversidade de Resende no evento do próximo ano. A votação é aberta e pode ser feita através do link bit.ly/festivaldeaves-votacao-avedoano ou pelo QR Code encontrado nas publicações das redes sociais da Prefeitura de Resende.
As espécies escolhidas foram: Tiê-de-topete, Sanhaço-de-encontro-amarelo, Maria-leque-do-sudeste, Falcão-peregrino, Tangará, Caturamo-bandeira, Japacanim, Sal-azul, Coruja-buranqueira, Beija-flor-de-topete-verde, Beija-flor-de-orelha-violeta e Alma-de-gato. As fotos dos animais também estão disponíveis na votação. O resultado da votação será divulgado no dia 30 (sábado), durante as atividades do festival no Parque das Águas.
- O evento é uma celebração e um ato de valorização da biodiversidade da nossa região. Convidamos a sociedade a apreciar e entender a preciosidade das nossas espécies da fauna e flora, com uma atenção especial para as aves. O concurso “Ave do Ano” é também uma forma de apresentar esses animais para a população e mostrar que eles estão entre nós e que precisamos preservar o meio ambiente para protegê-los. Então, esperamos uma edição de sucesso, com uma programação cheia de atrativos – disse a secretária municipal de Turismo, Roberta Dias de Oliveira.
O Festival de Aves e Natureza de Resende reúne especialistas que atuam na conservação, observação e valorização da avifauna brasileira. As palestras abordarão temas como a observação e fotografia dos animais e os resultados de pesquisas relacionadas à biodiversidade local.
Parque das Águas – 7h às 12h | 13h30 às 19h
Av. Marcílio Dias – Jardim Jalisco
7h às 9h30 – Passarinhada no Parque das Águas
9h30 – Abertura oficial do evento
10h – Palestra “Fotografia de aves: ontem, hoje e amanhã” – João Quental
11h – Palestra “COA Agulhas Negras – resultados do primeiro ano” – Silas Romanha
13h30 – Palestra “Observação de Aves, conectando pessoas” – Roberto Torrubia
14h30 – Palestra “Boas práticas na Observação de Aves” – Magela Eleutério
15h30 – Entrega de placa ao homenageado do Festival – Luiz Ribenboim
16h – Divulgação da Ave do Ano – 2026
16h30 às 18h – Passarinhada no Parque das Águas
18h às 19h – Cinema no Parque (tema: aves ou natureza)
Tendas de entidades parceiras com atividades educativas
(Agência do Meio Ambiente de Resende, Associação Educacional Dom Bosco,
COA Agulhas Negras, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Observatório de Aves da Mantiqueira,
Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Nacional do Itatiaia, Refúgio da Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira e Secretaria de Turismo de Resende)
Votação para escolha da "Ave do Ano – 2026"
Passarinhadas – 6h às 12h. Locais:
Parque Nacional do Itatiaia