Resende - A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou no dia 27 de novembro de 2020, na Biblioteca Marechal José Pessôa, a cerimônia de passagem da chefia da Divisão de Ensino.
Até então, a DE foi chefiada pelo Coronel Messias Coelho Freitas, que chegou à AMAN em 11 de dezembro de 2018. Com a passagem da função, assume o Coronel Marcelo Luiz Zeni, sendo o 33º chefe da DE, desde sua criação em 14 de março de 1958.
História que segue relatada na galeria de Antigos Chefes da Divisão de Ensino. A trajetória de aperfeiçoamento contínuo de uma estrutura mais adequada à nobre missão de forjar os futuros líderes da Força Terrestre segue sendo construída, desde a nomeação do primeiro Chefe da DE, o Tenente-Coronel Pedro Luiz Taulois.
A partir de então, integrar e coordenar esforços na busca pela excelência na educação tem sido missão assumida por todos os que compõem a Divisão de Ensino. O que se mostrou como diferencial, em um ano em que a AMAN foi amplamente divulgada por suas medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19 e por ter conseguido manter sua rotina acadêmica de maneira exemplar, sem reflexos ao aprendizado do cadete, a mudança na DE torna-se uma grande renovação e também momento de agradecimento, segundo afirma Coronel Messias. “Fomos uma das únicas instituições a não ser prejudicada em seu calendário de atividades de formação do futuro oficial, pois trabalhamos em equipe”.
A cerimônia de passagem de chefia também marcou o dia em que Coronel Messias passou para a reserva remunerada. O evento contou com a participação restrita de convidados. Dentre os presentes, estiveram o General de Divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior, antigo instrutor da AMAN, e o Excelentíssimo senhor Diogo Balieiro, Prefeito de Resende.
O Comandante da AMAN, General Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, reconheceu e agradeceu aos dois oficiais pela missão prestada.
“Coronel Messias, nossos agradecimentos não se esgotam nesse elogio. Os seus laços com essa Academia são muito fortes. Como seu último comandante, digo que é motivo de orgulho poder realizar as despedidas do serviço ativo de um dileto companheiro ter a honra de agradecer o muito que realizou pelo Exército Brasileiro", finalizou Gen Pimentel, que também desejou sucesso ao Coronel Zeni.
Coronel Messias tem 35 anos de carreira. Coronel Zeni, novo Chefe da DE, respondia, até então, pela Subchefia.
(FONTE E FOTO: Divulgação AMAN)