Teste rápido para HIV marca o mês de combate à Aids em Quatis
01/12/2020 13:33 em Últimas notícias

Quatis - Neste dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS. Mundialmente denominado como “Dezembro Vermelho”, o mês é marcado por uma série de ações na área da saúde com o objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Para marcar a campanha em Quatis, a Secretaria de Saúde, através do Programa IST/AIDS realizará entre os dias 1ºe 3 de dezembro, o teste rápido para a detecção do HIV.

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, a ação acontecerá na Clínica da Família Nossa Senhora do Rosário. No dia 3, a testagem será realizada no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) situado no Bairro Bondarovisky. Nas duas datas, o horário de atendimento será das 9 ao meio-dia.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Wendell Monteiro, o teste é simples e realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirado da ponta do dedo. O resultado sai em até 30 minutos. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o acolhimento e as orientações da equipe do Programa IST/AIDS.

– Faremos esses dois dias de ação para marcar a campanha, mas os testes estão disponíveis o ano todo nas nossas unidades de saúde. Ele é realizado de forma gratuita e sigilosa por técnicos capacitados para atender os pacientes – explica Wendell.

Segundo a coordenadora do programa IST/AIDS, Carolina Cersozimo Guimarães, o diagnóstico positivo precoce do HIV permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

– Qualquer dúvida, a pessoa pode obter mais informações em uma das nossas unidades de saúde. Garantimos o total sigilo para que a pessoa tenha a confiança e a tranquilidade no atendimento – garantiu Carolina.

(FONTE: www.diariodovale.com.br)

(FOTO: Divulgação Prefeitura Municipal de Quatis)

COMENTÁRIOS