Penedo - Secretário muda discurso e diz que pandemia está controlada
22/12/2020 23:49 em Últimas notícias

Da redação - Um áudio vazado na internet, deixou moradores de Penedo assustados e preocupados. A mensagem do atual Secretário de Saúde de Itatiaia, Carlos Magno Goulart Fernandes, teria sido enviada para um grupo de secretários da prefeitura.

No áudio , divulgado nas redes sociais, Goulart faz um alerta sobre a situação do Corona vírus em Penedo, as aglomerações registradas nos últimos dias no bairro e deixa claro que a situação da saúde na região pode entrar em colapso:

"Nosso atendimento está completamente lotado, eu tô com dois pacientes entubados, a gente está com cinco internados, tô com a equipe defasada,co profissionais de saúde doentes. Hoje nós tivemos perto de 70 atendimentos, completamente atípico em qualquer época"

A mensagem prossegue com um pedido de união entre os secretários, pede providências para que não haja um colapso no sistema de saúde:

"Eu quero pedir para os senhores, todos, pra gente se unir e ver o que a gente pode fazer com essa realidade de Penedo, porque ela está impactando na saúde e a gente vai entrar em um colapso. Penedo está, assim, uma coisa fora do comum. "

O secretário argumenta, ainda, que o centro de Penedo está fora de controle com aglomerações e pessoas sem proteções em relação ao Corona Vírus. Ele reforça o apelo de maneira dramática.

"No comércio de Penedo as pessoas estão sem máscara, uma multidão aguardando chegada de ônibus. A unidade atendeu muitos turistas hoje. Não faz sentindo isso. Isso não faz sentido. Então eu tô apelando aos senhores, eu tô pedindo ajuda nesse momento final nosso. A situação está crítica demais. eu nunca vi do jeito que tá."

(Fotos divulgadas em grupos de Penedo mostram as aglomerações no centro do bairro)

Em vídeo divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itatiaia,  Goulart minimizou o discurso alarmante feito aos secretários. Confirmou que o áudio vazado é autêntico porém a situação da pandemia na região estaria controlada:

"Nós estamos controlando a situação, temos três internados em nosso ambulatório de síndromes respiratórias, e a demanda, a busca pelo ambulatório, caiu substancialmente no dia de hoje (22/12) . "

O secretário fez menção a manutenção dos profissionais de saúde, confirmou que muitos deles estão contraindo a doença mas que isso acontece em todo país:

"O nosso foco principal é a garantia da qualidade de vida , da saúde da população, e sobretudo, nesse momento , a manutenção dos profissionais de saúde. Os profissionais tem adoecido, isso , tenho certeza, em todo território nacional e nós temos que tomar medidas mais enérgicas. Estamos tomando!"

Carlos Magno Gourlart Fernandes encerrou o vídeo dizendo que nesta quarta-feira, novas medidas de prevenção, em relação a pandemia, serão anunciadas pela prefeitura.

 

COMENTÁRIOS