ITATIAIA / PENEDO - Prefeitura garante estar pronta para vacinação
19/01/2021 10:58 em Últimas notícias
Vai começar a imunização em Itatiaia e Penedo. As primeiras doses chegaram nesta terça-feira (19).
 
Os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à doença em toda a rede de saúde municipal serão os primeiros a receberem a vacina.
 
Conforme comunicação oficial da Secretaria de Saúde do Estado, no lote inicial foram destinadas à Itatiaia 314 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O órgão estadual prevê que a segunda dose, que reforça a imunização, chegará ao município entre duas e quatro semanas. 
 
Número de Seringas Descartáveis
 
Nesta segunda chegaram à Itatiaia 10 mil seringas descartáveis.As informações foram divulgadas na tarde de hoje, dia 18, durante a apresentação do Plano Municipal de Contingência de Vacinação contra a Covid-19, entregue ao prefeito Imberê Alves pelo Secretário de Saúde, Sergio Oliveira, e equipe.
 
 “Entendo que a prioridade aos profissionais de saúde neste primeiro momento beneficia toda a população, porque vai diminuir o número de faltas em função da Covid-19 e reduzir o contágio nas unidades de saúde que todos utilizam, já que os profissionais de saúde também podem ser vetores de transmissão”, comentou o prefeito, que fez questão de registrar a aprovação da Coronavac pela Anvisa e a recomendação pelos gestores de saúde federais e estaduais. 
 
A expectativa das autoridades municipais de saúde é que uma quantidade maior de doses da vacina chegue nos próximos dias, para que seja possível cobrir todo grupo prioritário previsto na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação. 
 
Local de Vacinação
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Andréa Penedo, será feito um controle rigoroso da aplicação das vacinas para garantir que as doses sejam destinadas somente aos indivíduos do grupo definido. Para facilitar o acompanhamento, neste primeiro momento, as vacinas serão aplicadas na Policlínica Municipal, de acordo com uma lista nominal dos profissionais de saúde que se enquadram nos critérios definidos. 
 
A rotina de aplicação de vacinas para outras doenças estará suspensa no Centro, com exceção da vacina BCG, contra tuberculose, que continuará sendo aplicada, às quartas-feiras pela manhã. As demais unidades continuarão aplicando outras vacinas regularmente. 
 
Itatiaia é um dos primeiros municípios da região Sul Fluminense a divulgar o Plano Municipal de Contingenciamento contra a Covid-19.Também participaram  o secretário de Fazenda, Renato Viegas, o chefe de Gabinete Marcelo Isoldi, além dos médicos da rede pública municipal Márcio Braga e José Rechuan.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!