Terve ! Minä olen Velho . Essa é uma das primeiras coisas que você pode aprender a dizer em finlandês no Duolingo , uma plataforma de instrução de idioma online que usa gamificação para incentivar os alunos.
Para aqueles que ainda não começaram a aprender finlandês, Terve! Minä olen Velho. significa, “Olá! Eu sou um mago.” É uma bela maneira de começar.
Não tenho certeza de quão útil o velho, a palavra para “mago”, será, mas estou feliz que Duolingo a tenha incluído em uma das primeiras lições. Os fãs da plataforma imploram há anos pela criação de uma versão para o finlandês; o curso de finlandês foi finalmente lançado em meados de 2020. No momento da redação, ele está disponível com o inglês como idioma de instrução, o que significa que você precisa saber inglês para poder acompanhar o curso.
Em comparação com outros métodos de aprendizagem, gosto da abordagem mais lúdica do Duolingo. Na seção de dicas para cada lição, você vai encontrar descrições irônicas de palavras finlandesas como sauna, sisu (a combinação especial finlandesa de coragem e perseverança) , e Väinämöinen (o herói semideus do Kalevala, épico nacional da Finlândia ) .
Lembre-se de se divertir
Mãe e filha em Helsinque verificam um smartphone. Aprender um idioma pode e deve ser divertido, e algumas pessoas acham um aplicativo mais acessível do que um livro didático.Foto: Jussi Hellstén/City of Helsinki
Eles também fazem um bom trabalho explicando a gramática finlandesa sem se perderem no tema, tornando o aprendizado da língua mais acessível . Aqui está uma frase que me fez rir: “Suas regras de ortografia são tão simples que as crianças finlandesas nunca precisam se preocupar em participar de competições de soletrar. Simplesmente, essa necessidade não existe. ”
Já vi muitas vezes o finlandês ser comparado a uma pirâmide: muita gramática e regras para aprender na parte inferior, mas fácil depois que você domina o básico – como construir uma pirâmide. Por outro lado, aprender inglês seria mais como uma pirâmide invertida, com menos regras para evitar que você fale em um nível básico, mas muito mais complexidade quanto mais você avança.
Mas agora você pode esquecer tudo isso. Aprender uma língua pode e deve ser divertido!
Aprendizagem participativa
Aprendendo em casa: os aplicativos on-line de aprendizado de idiomas estão em uma boa posição para alcançar os usuários durante um período em que muitas pessoas estão trabalhando e estudando remotamente .Foto: Valentina Barreto/Westend61/Lehtikuva
Gosto dos exemplos que o Duolingo dá para a pronúncia de consoantes longas . Eu os achei muito interessantes, embora esses sons possam ser complicados.
O finlandês tem versões longas e curtas de vogais e consoantes. Felizmente, não é difícil perceber quando uma letra é longa ou curta, pelo menos no papel. Para fazer uma letra curta, eles simplesmente a dobram. Portanto, um “n” é curto, mas “ nn ” é longo. Dobrar uma letra pode ou não mudar completamente o significado da palavra. Um exemplo clássico é a diferença entre tuuli (vento) e tuli (fogo) .
As gravações de áudio são um pouco robóticas e às vezes difíceis de entender. Percebi o mesmo problema com o curso de francês, mas estou me acostumando mais com as gravações agitadas do finlandês.
A grande coisa sobre Duolingo é que , quando um problema surge , eu posso relatá-lo no fórum, onde os desenvolvedores podem saber o que está havendo e, possivelmente, implementar mudanças para melhorar o curso.
Pule as formalidades
O que eu considero desnecessário é a inclusão de palavras como herra e Rouva ( Mr e Mrs ) nas primeiras lições do Duolingo. Essas são duas palavras que você provavelmente nunca ouvirá e tampouco precisará se preocupar na Finlândia, que é uma sociedade igualitária e relativamente não hierárquica. No local de trabalho, colegas tratam uns aos outros e até mesmo a seus chefes por seus primeiros nomes, e na escola, as crianças e os professores o fazem da mesma forma.
Portanto, me frustra ver herra e rouva em todos os cursos de finlandês. É como se os linguistas finlandeses não pudessem se conter na inclusão dessas formalidades, apesar destas palavras ocuparem um espaço valioso do cérebro que poderia ser usado para aprender palavras mais úteis ou divertidas, como velho .
Digamos que você acabe em uma situação que exija formalidade – encontrar o presidente, por exemplo. Eu diria que chamar Sauli Niinistö de velho é definitivamente uma opção mais interessante do que chamá-lo de herra .
(Fonte: This is Finland)