DIA DO ÍNDIO - Uma breve história dos índios Puris
19/04/2021 10:59 em Últimas notícias

Rafaelle Bernacchi especial para a Rádio TV Penedo - Pra comemorar o dia do Índio vamos falar sobre os Puri, os primeiros moradores de nossa região.

Puri, foi um grupo indígena brasileiro pertencente ao tronco linguístico macro-jê, que habitou os 4 Estados do Sudeste: ES, RJ, MG e SP. Seu território tradicional era toda a extensão regada pela bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

No séc. XVIII, antes de serem vendidos como escravos, os Puri foram estimados em mais de 5.000 indígenas. O censo do IBGE 2010 registrou 675 Puri ( 335 MG,169 RJ,113 ES, 24 SP). Os Puri foram os primeiros habitantes do Vale do Paraíba e seus últimos redutos se situaram na nascente do Rio Carangola, onde hoje se situa a cidade chamada Orizânia.

Tinham baixa estatura, mas eram fortes e troncudos. Segundo Taunay, Puri significava, em português, gente tímida e mansa. Seus cabelos eram lisos, as orelhas pequenas, o nariz largo, os olhos puxados. Eram nômades, vivendo da caça, pesca e uma agricultura primária. Tinham como costume limpar o terreno para o plantio através de queimadas, o que prejudicava a fertilidade do solo e os obrigavam a migrar de tempos em tempos, em busca de áreas virgens.

Uma estrada aberta pelos bandeirantes que ia de Taubaté a Campos dos Goytacazes favoreceu o extermínio dessa população. No Vale do Muriaé e no Vale do Carangola somente remaneceram até o século XX, porque até o século XIX era considerada Zona Proibida, por onde não se podia transitar, sob pena de crime de descaminho.

Os povos indígenas despertam todas as fantasias possíveis e imagináveis: passam a ser encarados com romantismo, receios infundados, exotismo, folclore...

Infelizmente, raramente, como seres humanos capazes de realizar, de escolher livremente, de tecer a sua vida, de fazer a sua história e, até, de errar".

Atualmente, além da Jandira, a lendária Índia Adormecida de Pedra, que forma a Serra da Índia,  temos um grupo que junto com a @alinerochedopachamama tentam resgatar e valorizar essa linda história de seus antepassados e sua rica cultura na região.

Respeitem os índios, eles já estavam aqui antes de você e tem muito a te ensinar, como cuidar da nossa terra.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!