FINLÂNDIA - NIMIPÄIVÄ – Dia do Nome - TOIVO
04/06/2021 10:06 em Últimas notícias

Toivo UUskallio idealizador e fundador da colônia finlandêsa em Penedo

 

Por Helena Hílden especial para Rádio e TV Penedo - A Finlândia tem o hábito de comemorar o dia do nome de cada pessoa, uma comemoração tão importante quanto o aniversário. Cada dia do calendário corresponde a um nome. A origem possivelmente está na data comemorativa dos santos da igreja católica. A Finlândia não é mais católica, a religião predominante é a protestante luterana, mas o costume de comemorar o dia no nome permaneceu. A lista de nomes continua aumentando com novos nomes acrescentados sempre.

O nome Toivo, que significa esperança em finlandês, aparece pela primeira vez em 1849. Foi oficialmente adicionado na lista de nomes finlandeses em 1908, é comemorado no dia 4 de junho.

Mais usado como nome masculino, mas também já foi usado como nome feminino. A língua finlandesa não tem gênero, todos os nomes são neutros, por isso o nome pode ser usado para homens e mulheres. Não é um nome muito comum na Finlândia, não é muito usado atualmente, mas, por alguma coincidência estranha, Penedo teve muitos personagens importantes chamados Toivo:

Toivo Uuskallio: Agricultor, naturista, vegano, líder e fundador da Colônia Finlandesa de Penedo.

Toivo Suni: melhor amigo de Toivo Uuskallio, agricultor e pintor, pai de Eva Hilden, fundadora do Museu. Algumas de suas obras de pintura estão expostas no Museu Eva Hilden.

Toivo Asikainen: Construtor do Satulinna, o Castelo de Pedras, notável construção que pode ser vista na margem direita da rua, na entrada de Penedo. Construiu o castelo sozinho, carregando pedras do rio durante muitos anos. Mais tarde vendeu a propriedade e voltou para a Finlândia. Atualmente o local funciona como colônia de férias da igreja adventista.

Toivo Sipilä: conhecido personagem de Penedo, corretor de imóveis, conhecia cada lote e terreno de Penedo. Seu escritório ficava no bar, a “Venda de Penedo” que funcionava na antiga senzala dos escravos da Fazenda Penedo. Nunca se casou, não deixou descendentes, mas sua presença é sempre lembrada.

Também passaram por Penedo: Toivo Lipiäinen, Toivo Laaksonen, e alguns outros, perdidos na história...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!