ITATIAIA - Secretaria de Saúde realiza teste rápido nos servidores
07/06/2021 22:54 em Últimas notícias

Em mais uma etapa do combate ao Coronavírus em Itatiaia, durante esta semana, os servidores municipais, que atuam no prédio da Prefeitura, serão submetidos a um teste rápido de Covid-19. A medida teve início na tarde desta segunda-feira, dia 7, e visa fazer um mapeamento entre os servidores que estão atuando presencialmente no local. A ação tem como objetivo, ainda, identificar o índice de contaminação do vírus em pessoas que sejam assintomáticas, ou seja, que contraíram a doença, não apresentaram sintomas mas, mesmo assim, podem infectar outras pessoas.

 

A testagem realizada foi através de testes rápidos. O método utilizado consiste em coletar uma amostra de sangue do paciente para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está teoricamente protegida de futuras infecções.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Itatiaia, Dr. Raphael Figueiredo Pereira, o objetivo é a proteção também da população que busca atendimento na Prefeitura.

 

- Queremos rastrear possíveis casos e pessoas assintomáticas. É muito importante identificar esses casos para mapearmos melhor a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rápido possível – relatou.

 

Fonte: PMI

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!