ITATIAIA - Câmara dos Vereadores aguarda oficialização de Cartório Eleitoral para empossar Vaninho
09/06/2021 11:00 em Últimas notícias

 

Da redação da Rádio e TV Penedo - Itatiaia amanheceu nesta quarta-feira (09) sem comandante. Após o afastamento de Imberê Moreira Alves do cargo de prefeito interino, por suspeitas de improbidade administrativa, a vaga do mandatário segue aberta.

Pela Lei Orgânica do município, o atual presidente da Câmara dos Vereadores, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho, seria o substituto natural em caso de vacância do titular.

O Ministério Público Rio de Janeiro não gosta da solução e teria recomendado ao TRE-RJ que a cadeira de prefeito fosse entregue, nos próximos 15 dias – prazo de defesa para Imberê – a um juiz eleitoral de Resende.

Em conversa com a Rádio e TV Penedo, o TRE-RJ disse que já recebeu o aviso do afastamento do prefeito interino porém não vai interferir na escolha do substituto deixando o processo seguir dentro do que manda a Lei Orgânica do Município.

Imberê tem praticamente duas semanas para apresentar suas considerações sobre o afastamento e tentar reverter o afastamento.

 

A Câmara dos Vereadores está em compasso de espera, aguardando a oficialização do Cartório Eleitoral de Resende sobre o afastamento de Imberê, para então convocar uma sessão extraordinária que daria posse provisória a Vaninho. Caso a formalização ocorra hoje, a reunião pode acontecer nesta quinta-feira (10).

 

Uma vez empossado, Vaninho terá de esperar 15 dias, para então saber se Imberê volta ao cargo ou não. 

 

Se Vaninho for mesmo confirmado no cargo de prefeito interino até as próximas eleições suplementares, o vice-presidente da Câmara, Tim Campos, assume a cadeira de presidente da CMI.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!