ITATIAIA - Hoje é dia de apagar as 84 velinhas do primeiro Parque Nacional do Brasil..
14/06/2021 15:14 em Últimas notícias

Foto: Adriana Matoso

 

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes.

 

Decreto

Como cita o Decreto nº 1.713 de 14 de junho de 1937 de Getúlio Vargas, "as terras da região de Itatiaia, incorporadas desde 1914 ao patrimônio do Jardim Botânico, que nelas mantém o que era conhecida como "Estação Biológica de Itatiaia", ocupam uma área de 11.943 hectares, coberta na maioria por matas primitivas, com altitudes variando de 816 a 2.787 metros, cortada por numerosos pequenos córregos que desaguam nos rios Aiuruoca, Campo Belo e Preto, que têm ali suas nascentes, e apresentando flora inteiramente diversa da de outras montanhas do Brasil, mesmo da de outros contrafortes da Serra da Mantiqueira, área e flora já estudadas, em todos os seus aspectos, por geólogos, botânicos e cientistas nacionais e estrangeiros."

 

Após 84 anos podemos ver a consolidação do PNI como uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil, atraindo visitantes e pesquisadores para admirar as belezas naturais e estudar nossa fauna e flora.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!